Quem já mexeu com reforma sabe bem: raramente as coisas saem como o planejado e a reforma consome mais tempo do que a gente espera – e também mais gastos. Depois de instalar um novo registro de chuveiro, um morador do Ipiranga, zona sul de São Paulo, notou uma infiltração na parede do quarto que evidenciava, claramente, um vazamento no banheiro.
Entenda
A kitnet é pequena, apenas 1 quarto com cozinha e banheiro, relatou o rapaz que alugou o imóvel há cerca de 3 meses. Assim que se mudou, o homem já encontrou alguns problemas no banheiro, sendo que o primeiro deles foi o cano do chuveiro pingando na parede.
Tendo comunicado os proprietários do imóvel, os mesmos disseram que o banheiro havia sido recém-reformado e o problema pareceu ter sido resolvido mediante a troca do cano. Porém, apenas uma semana mais tarde, o jovem locatário notou uma mancha na parede do quarto, justamente na área onde fica o registro do chuveiro, do outro lado.
Chama o pedreiro!
De um dia para o outro a infiltração na parede do quarto aumentou exponencialmente. No primeiro dia em que o vazamento de água foi percebido, o homem marcou com um lápis as extremidades da mancha na parede, que, no outro dia, já havia aumentado muito.
Novamente, os donos do imóvel foram comunicados, mas dois dias se passaram e nada do pedreiro, que eles disseram que iam providenciar, aparecer. O rapaz, então, enviou mensagem para alguns amigos e, no mesmo dia, conseguiu arrumar um pedreiro, que compareceu ao local e depois de muito quebra quebra, resolveu o problema.
Luva de correr vazando e cano trincado
Assim que quebrou a parede onde fica o cano do chuveiro, o pedreiro já deu de cara com o problema: um cano com uma emenda de luva de correr vazando e, mais abaixo, uma enorme trinca. “Serviço mal feito”, relatou, pois ficou claro que já haviam mexido antes na parede do banheiro, que, inclusive, está sem revestimento na altura do registro do chuveiro.
Não levou mais que duas horas para quebrar a parede, realizar o conserto e depois fechar com cimento. A mancha de infiltração na parede do quarto, a partir daí, parou de aumentar, mas ainda não secou mesmo já tendo se passado duas semanas após o reparo da tubulação.
Infiltração em apartamento: fique atento(a)!
O caso relatado acima comprometeu apenas o morador da kitnet, contudo, vale a pergunta: e se fosse em um apartamento? Por isso, é sempre bom a gente estar em alerta quando um vizinho começa a mexer com reforma, uma vez que um problema no andar de cima pode comprometer o morador do andar inferior.
A questão é que nem precisa de reforma para que um vazamento de água aconteça. Basta uma instalação antiga ou mal feita e pronto – se for no banheiro do terceiro andar e você mora no segundo, logo se nota uma infiltração no teto do seu banheiro.
Nessa hora, o primeiro passo a se tomar é procurar o vizinho e expor a situação, partindo, então, à próxima etapa, que é a solução do problema.
Existe algum sinal de vazamento que não seja infiltração?
Nos casos de vazamento oculto, até que a infiltração possa surgir, você vai ter desperdiçado muita água e também terá gasto mais dinheiro com a conta. Sendo assim, especialmente depois de uma reforma (que pode ser no apartamento vizinho), fique atento à sua conta de água e veja se houve algum aumento não justificável.
Se a resposta for sim, a sua conta de água aumentou, é bem provável que exista vazamento escondido em seu imóvel. Aqui cabe entra em contato com uma empresa caça-vazamento em SP urgente!