By Equipe Caça Campinas / Infiltração / 0 Comments

Infiltração de água no banheiro: como identificar e resolver

A infiltração no banheiro é um problema grave como qualquer outra infiltração. O problema do banheiro é que ele é um local tipicamente úmido, por isso as infiltrações podem passar completamente despercebidas.

Como é um local que está sempre em contato com água, o banheiro pode apresentar alguns sinais de infiltração que parecem normais. Um exemplo disso é a umidade no teto ou na parede que pode ser causada pelo chuveiro e vapor de água, mas também pode ser sinal de uma infiltração.

Esse é o principal motivo da complicação das infiltrações dentro do banheiro.

Para conseguir identificar esse problema é necessário um olhar atento e até mesmo um pouco cético sobre o problema mesmo que o banheiro possa parecer normal, tente investigar esses sinais mais a fundo.

Existem diferentes maneiras de descobrir o vazamento e a infiltração no banheiro. As principais características visuais de infiltração no banheiro são:

  • Manchas de mofo ou de bolor na parede ou no teto;
  • Manchas de umidade na tinta da parede ou no gesso do teto. A tinta fica “amolecida” e é fácil de ser removida com a unha ou algum objeto pontiagudo;
  • Bolhas por baixo da tinta da parede também são sinais de infiltração;
  • Em casos mais avançados o cimento do reboco pode começar a soltar da parede. Esse é o principal sinal de uma infiltração em estado avançado;
  • O piso da parede ou do chão com um barulho de oco ou ameaçando soltar;
  • Rejunte do chão ou da parede soltando facilmente e com um aspecto de olhado;

Além das dicas visuais a principal forma de identificar o local do vazamento é através do som obtido ao bater nas paredes e no piso.

Dê alguns tapas ou socos leves por onde você imagina que a tubulação do banheiro passa. Também é possível usar algum objeto de madeira para fazer o barulho.

Note que o som das batidas deve ser sempre seco, sem eco. Caso encontre um ponto oco, que produz um som semelhante ao som de bater em uma porta, ali pode haver uma infiltração.

Basta unir as informações visuais com o som que é fácil achar a infiltração e saber o ponto onde é necessário realizar a manutenção.

Como resolver problemas de infiltração no banheiro

A primeira coisa a se fazer é descobrir qual é a principal causa do problema. A infiltração pode estar sendo causada por um vazamento no encanamento ou então por infiltração da chuva.

A maneira mais fácil de descobrir é analisar quando o problema está aparecendo. Caso os sinais estejam evidente mesmo em dias sem chuva, é muito provável que o problema está em um vazamento.

Como resolver a infiltração no banheiro causada por vazamento

A única maneira de resolver esse tipo de infiltração é consertando o encanamento com defeito.

Para fazer isso é necessário identificar o ponto exato do vazamento e depois quebrar a parede. Algumas vezes é necessário quebrar em mais de um local para achar o problema.

Com o vazamento localizado basta trocar os canos rachados ou quebrados. Para finalizar o conserto é só rebocar a parede novamente e depois fazer o acabamento.

Como resolver a infiltração no banheiro causada por chuva

Resolver as infiltrações causadas por chuvas é bem mais difícil do que resolver a causada por vazamentos no encanamento.

Para acabar com a infiltração de uma vez por todas é preciso retirar todo o piso ou tinta do local afetado e remover o reboco da parede também.

Após feito esse procedimento, é preciso passar um produto especializado na vedação de paredes, rebocar tudo novamente e refazer o acabamento com piso.

Do lado de fora é preciso haver um tratamento para evitar que a água continue infiltrando a parede.

É possível usar o mesmo produto vedador no lado de fora, mas é recomendável usar algo mais forte.

Uma boa opção para esse tratamento da parede é a aplicação de um produto chamado Pedra Batida.

A Pedra Batida é uma tinta plástica utilizada em para-lamas de carros e é produzida para ser durável e resistir a infiltrações e pancadas leves.

Ao pintar a parede com ela se cria uma “camada plástica” que evita que a água entre na alvenaria.

O uso do produto Rebotec também é uma boa solução. Para usar basta seguir as recomendações do fabricante e substituir o reboco da parede pelo produto.

Quando chamar ajuda profissional

Em casos de infiltração no banheiro o ideal é chamar a ajuda profissional desde o início do problema.

Esse tipo de incidente é bem difícil de ser resolvido rapidamente para evitar agravamentos, porém não é fácil de ser identificado e consertado.

Pedir ajuda a uma empresa de caça vazamentos pode facilitar todo esse processo e poupar você de muita dor de cabeça.

Entre em contato com a gente e conheça os nossos serviços e preços. Temos a certeza de que você será muito bem atendido e encontrará todas as soluções que precisa!