Como a termografia pode ajudar
By Esgotecnica / Vazamentos / 0 Comments

Saiba como a termografia pode ajudar na detecção de vazamento

Com o constante avanço da tecnologia os métodos de detecção de problemas em tubulações melhora. Entre as principais tecnologias encontradas está a termografia, que pode ajudar a detectar vazamentos com precisão.

Este é um dos serviços oferecidos pela Esgotecnica para nossos clientes que buscam praticidade e eficiência nos reparos. Confira mais sobre o uso desta tecnologia.

Os vazamentos são perigosos para a estrutura de uma residência, já que ele pode danificar a pintura das paredes, o reboco e até causar rachaduras mais graves. Pisos e revestimentos também sofrem com vazamentos dentro da parede.

Não só na parte estrutural, mas a conta de água no final do mês pode ficar bem mais alta do que você espera por causa de um vazamento na tubulação, mesmo que ele seja bem pequeno.

O que é a termografia

A termografia, também chamada de análise termográfica é um método de inspeção não invasivo e que é usado em diversos segmentos. Enquanto a termografia pode ajudar a detectar vazamentos, ela também é usada na inspeção veicular, análise de estruturas e equipamentos industriais, manutenção de computadores e muito mais.

A técnica consiste no uso de câmera especiais que possuem sensores ultrassensíveis para a radiação infravermelha. Esta radiação, apesar de não ser visível aos invertebrados, é compreendida como calor.

Portando, a câmera basicamente faz imagens de calor de um ambiente ou equipamento. Essas imagens ajudam a notar padrões de calor em ambientes ou picos de temperatura. Também é possível notar quando uma área está mais fria do que deveria.

A termografia é um dos principais tipos de análise em equipamentos, principalmente os industriais. Mas ela também ganhou bastante espaço na parte de caça vazamentos, já que ela permite encontrar infiltrações e vazamentos com rapidez e precisão.

Como a termografia encontra vazamentos e infiltrações

A análise termográfica em um ambiente pode revelar pontos de vazamento ou infiltração por causa da temperatura mais baixa em algumas áreas. Com a câmera termográfica é possível ver que um ambiente está com uma “mancha fria” em uma parede, ou por baixo de um piso.

Essa mancha fria geralmente é resultado de vazamento ou infiltração de água, já que a água dos canos é mais fria que o resto das paredes. Essa leitura facilita bastante a apontar o ponto exato do problema e achar a solução com mais praticidade.

A leitura funciona de forma bem simples. As temperaturas possuem diferentes espectros de cores, quanto mais quente mais laranja e quanto mais frio mais azul. Com isso é possível garantir uma leitura precisa dos pontos importantes de um ambiente.

Lembrando que, apesar de ser um sistema simplificado, é preciso de treinamento nas técnicas de análise para garantir uma leitura correta e sem erros.

A termografia funciona em tempo real. Ou seja, não é preciso esperar dias para a análise das imagens. Isso permite que o reparo seja feito o mais rápido possível pelo profissional.

O melhor de tudo é que por saber exatamente onde está o problema, só será necessário quebrar uma pequena porção da parede, minimizando os gastos e a dor de cabeça com o reparo.

Outros usos da termograffia

No ambiente residencial ou comercial, é possível utilizar a análise termográfica para buscar outros problemas.

Na parte de elétrica, é possível encontrar curtos circuitos e superaquecimento de fios e equipamentos, evitando futuras falhas e possíveis curtos que poderiam causar danos graves para o imóvel. Pela temperatura também é possível determinar se algum aparelho está consumindo mais energia do que deveria.

Outro ponto bem interessante é que é possível usar estes equipamentos para buscar vazamentos de ar condicionado do ambiente. Se houver alguma rachadura ou trinca por onde o ar frio pode estar vazamento, a análise termográfica pode apontar o local da falha. Vale lembrar que o vazamento de gás refrigerante do ar condicionado é diferente e não deve ser diagnosticado com essa ferramenta.

Outros métodos de identificar vazamentos e infiltrações

A termografia pode ajudar a detectar vazamentos e infiltrações antes de sinais visuais começarem a surgir na estrutura do imóvel. Caso o problema não tenha sido diagnosticado antes será possível notar o vazamento por estes sinais:

  • Manchas na tinta e no acabamento da parede
  • Tinta e revestimento úmidos e que saem ao raspar algum objeto na superfície
  • Pisos e revestimentos ocos, algumas vezes até soltando da parede ou do chão
  • Em casos avançados o aparecimento de manchas de mofo

Estes sinais podem direcionar para um vazamento ou infiltração, mas nem sempre o diagnóstico é preciso. Portanto, ainda é preciso contratar ajuda profissional.

A Esgotecnica oferece as melhores soluções para garantir que, problemas de infiltração ou vazamento sejam reparado com agilidade e rapidez.

Contamos com um atendimento completo em toda a grande São Paulo, com profissionais treinados e equipamentos de última geração para garantir diagnósticos precisos e reparos definitivos.

Entre em contato com a gente e conheça os nossos serviços e soluções para você!