Vazamento de água no vaso sanitário: o que fazer
By Equipe Caça Campinas / Vazamentos / 0 Comments

Vazamento de água no vaso sanitário: o que fazer

A água é um dos recursos mais valiosos no planeta Terra. Infelizmente, nem sempre nos preocupamos com o desperdício deste recurso. Por isso, a Esgotecnica criou este artigo falando sobre como identificar e corrigir o vazamento de água no vaso sanitário, para instruir nossos clientes a como proteger a água e economizar evitando este tipo de problema.

Pode até não parecer, mas o vaso sanitário é um dos grandes vilões dos vazamentos em uma residência. Isso acontece, porque, além de poder desperdiçar bastante água, o vazamento de água no vaso sanitário pode ser invisível.

Dificilmente paramos para prestar atenção no que está acontecendo no vaso sanitário. Porém, independente se ele é hydra ou caixa acoplada, é necessário se preocupar com o vazamento de água neste tipo de peça.

Além do gasto que uma residência pode ter ao deixar tanta água ir embora, há também o fato do desconforto que o vazamento causa na tranquilidade.

Sabe quando aquela torneira está pingando sem parar e você não consegue dormir por causa disso? O vazamento de água no vaso sanitário pode causar exatamente o mesmo efeito. Porém, ainda mais chato, por ser muito mais constante e algumas vezes mais alto, principalmente nos vasos que usam caixas acopladas.

Este tipo de vazamento deve ser resolvido com a ajuda profissional, pois é necessário mexer na válvula de escape de água ou então no nível da boia. Os profissionais da Esgotecnica são especializados neste tipo de reparo de vazamentos.

Caso você tenha alguma familiaridade com o funcionamento da caixa do vaso sanitário, é possível realizar o reparo.

Válvulas hydras também necessitam de controle da válvula, mas o reparo é mais fácil de ser efetuado.

Como identificar o vazamento de água no vaso sanitário

Em alguns casos, o vazamento no vaso é bem fácil de ser identificado, pois a passagem de água é tanta, que há uma movimentação visível. Porém, na maioria das vezes, a água acaba indo embora de uma maneira silenciosa, sem despertar suspeitas.

Na maioria das vezes, o primeiro sinal de vazamento que notamos no vaso sanitário pode vir na conta de água. Pois é, antes mesmo de notar que o vaso está com o escape incorreto de água, é possível que a conta aumenta bastante.

Ao desconfiar de vazamento de água no vaso sanitário, é possível realizar alguns testes para determinar se o defeito existe mesmo. Os principais testes a serem usados são:

Teste do balde

Este é um teste simples e que para ser realizado precisa apenas de um copo descartável, luvas e um balde. Vista as luvas e use o copo descartável para retirar toda a água de dentro da bacia e colocar no balde.

Após retirar toda a água do vaso, espere cerca de 20 minutos. Se o nível da água voltou a subir, há um vazamento na válvula de escape da água.

Teste do café

Este é o teste mais simples de fazer. Ele não necessariamente precisa ser realizado com café, é possível usar talco, cinzas de cigarro, aveia, farinha ou qualquer outro material leve e com propriedade de flutuação.

Ao colocar o material escolhido dentro do vaso sanitário, observe se ele ficará parado, até mesmo afundando e assentando ao chão. Se isso acontecer, não há vazamento na privada.

Caso o produto fique mexendo ou agitado de qualquer forma, então existe um vazamento.

Teste do corante

Este também muito fácil de ser realizado. Basta jogar algumas gotas de corante dentro da caixa acoplada ou até mesmo pó de suco em alguma cor forte. Sem acionar a descarga, observe se a água da bacia é afetada pelo produto.

Caso a água comece a mudar de cor, então a válvula está permitindo escape indevido de água.

Como resolver o vazamento de água no vaso sanitário

Como dissemos, o vazamento deve ser resolvido através de ajustes na boia ou então com o reparo da válvula de escape, dependendo do modelo de descarga.

Se o vaso possui caixa acoplada

A caixa acoplada funciona de uma maneira bem simples: Ao puxar a corda, ou corrente, a válvula de escape deixa a água da caixa cair na bacia. A caixa enche até que a boia levante e tampe a entrada de água.

Na maioria das vezes, o problema de vazamento está na válvula. Com o tempo, esta peça pode acumular sujeira que vem dos sais presentes na água. O acumulo de sujeira pode evitar a vedação eficiente da peça, deixando água escapar para a bacia.

Nestes casos, basta limpar a válvula, sem a necessidade de desmontar a peça. Em outros casos, a peça pode estar com muito tempo de uso, sendo necessário trocá-la, ou então trocar todo o conjunto.

Vaso com válvula hydra

A válvula hydra é um equipamento especializado e complexo. Para realizar a troca de peças e manutenção deste tipo de válvula, é necessário bastante conhecimento técnico. Por isso, é melhor contar com a ajuda de um profissional especializado em detecção de vazamento.

A Esgotecnica conta com uma equipe treinada para identificar e resolver qualquer tipo de vazamento. Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços e condições!