Vídeo Inspeção de Tubulação
By Equipe Caça Campinas / Vazamentos / 0 Comments

Vídeo inspeção de tubulação – O que é e para que serve

Problemas na tubulação são sempre inconvenientes, principalmente por serem quase “invisíveis”. Por ficar debaixo da terra ou na parede, os problemas na tubulação são fáceis de notar, mas difícil de encontrar. Uma das poucas soluções para este problema é a vídeo inspeção de tubulação.

Este tipo de procedimento está se tornando cada vez mais conhecido e usado para a detecção precisa de problemas no encanamento de residências, comércios, industriais e prédios.

A vídeo inspeção tem como principal objetivo detectar problemas na tubulação sem a necessidade de quebrar o chão ou ter que desmontar o encanamento.

Além de diminuir a dor de cabeça e o trabalho para encontrar o problema, este tipo de inspeção também diminui gastos e o tempo de reparo de um problema.

Na maioria das vezes, o encanamento fica em um local escondido e de difícil acesso, impossibilitando que problemas sejam encontrados a olho nu. Alguns problemas, como o vazamento, até podem ser detectados com o uso de aparelhos de sonografia, mas nem sempre este é o caso.

O que é a vídeo inspeção de tubulação

Como o próprio nome exemplifica bem, a vídeo inspeção de tubulação é uma inspeção feita por câmera de vídeo do encanamento. O procedimento consiste em literalmente colocar uma câmera de vídeo por dentro do cano.

A câmera da vídeo inspeção é acoplada em um cabo ótico operado por técnico. O cabo é inserido no encanamento e vai acompanhando os canos, mesmo com curvas e ligações. A imagem da câmera é transmitida em tempo real para o operador.

O operador é responsável por observar o cano e fazer o laudo posterior com o que foi encontrado. Também é possível realizar uma gravação da inspeção para complementar o laudo e para registro.

As câmeras, assim como os cabos, são especialmente feitas para o uso em ambientes úmidos. Existem cabos e câmeras para vários canos diferentes, garantindo abrangência de 26mm até 200mm.

Além da possibilidade de poder fazer a inspeção em tubos de vários diâmetros, também é possível cobrir encanamentos curtos e longos, com o cabo que pode chegar até 200 metros de comprimento.

Com a imagem de alta definição e possibilidade alcançar todos os cantos do encanamento, é possível fazer um diagnóstico exato. A vídeo inspeção de tubulação é a maneira mais eficiente de encontrar um problema.

Assim, é possível encontrar os problemas na tubulação e resolver com agilidade e precisão que apenas um diagnóstico tão exato pode oferecer.

Lembrando que estes equipamentos são sensíveis, portanto exigem treinamento. Lembre-se sempre de contar com uma empresa com profissionais treinados para realizar este tipo de trabalho, evitando atrasos, problemas e danos à tubulação.

Para que serve a vídeo inspeção de tubulação

A vídeo inspeção de tubulação possui diversas finalidades e pode encontrar muitos problemas diferentes com este tipo de ferramenta. A vídeo inspeção de tubulação também se mostra muito eficiente no diagnóstico de áreas grandes ou em encanamentos verticais.

Com a vídeo inspeção é possível descobrir vários problemas, entre os mais comuns estão:

  • Quebras e rachaduras na tubulação – Através da vídeo inspeção é possível identificar este tipo de falha estrutural no encanamento, podendo consertar ou prevenir vazamentos;
  • Deslocamentos – É possível que o cano se desalinhe ou desencaixe de tubos e conexões, causando vazamentos.
  • Obstruções – Os entupimentos são grandes vilões do encanamento. A vídeo inspeção de tubulação pode encontra-los sem a necessidade de quebrar nada.
  • Corrosão – Problema encontrado principalmente em tubos feitos em metal. Além de oferecer risco a saúde e a qualidade da água, a corrosão também é perigosa para a estrutura do encanamento.
  • Infiltração – É possível que raízes de arvores e arbustos invadam a linha de esgoto, causando infiltração e vazamento. Através da vídeo inspeção é possível encontrar e diagnosticar estes problemas. Em uma limpeza normal não seria possível resolver este problema sem ter um diagnóstico preciso.
  • Tubo desgastado – Apesar de serem feitos para durar muito tempo, os tubos do encanamento podem apresentar desgastes com o tempo, causando vazamentos mínimos, mas que prejudicam bastante.

Geralmente, a vídeo inspeção da tubulação surge como uma luz no fim do túnel para pessoas que não conseguem encontrar a causa de problemas na tubulação. Ideal para o uso em lugares com um sistema de esgoto complexo, com muitas curvas, engates e mudanças de direção.

Porém, este tipo de ferramenta também pode ser usada dentro de casa para facilitar e consequentemente baratear o reparo do rede de esgoto que esteja com algum defeito.

A Esgotecnica oferece profissionais altamente treinados e equipamentos de última geração, garantindo o diagnóstico e resolução do seu problema!

Possuímos as melhores câmeras de inspeção, junto das melhores técnicas para garantir que você não tenha nenhuma dor de cabeça durante o procedimento!

Entre em contato e conheça os nossos serviços! Garantimos que você vai encontrar o que precisa! Não passe raiva, chame a Esgotecnica.